EBNº1 de CONDEIXA-A-NOVA

EBNº1 de CONDEIXA-A-NOVA

sexta-feira, 2 de março de 2012

Os insetos - trabalho de pesquisa - observação ao microscópio

Recolhemos insetos mortos. Realizámos um trabalho de pesquisa sobre alguns deles. Observámo-los ao microscópio.





Na linguagem vulgar, chama-se lagarta ao primeiro estágio larval dos insetos da ordem lepidóptera. Geralmente, as lagartas alimentam-se vorazmente e podem atingir tamanhos de mais de 10 cm. Algumas alimentam-se de folhas de plantas e podem constituir uma praga nas culturas e jardins. Outras desenvolvem-se dentro de frutos. Noutros casos, os ovos podem ser colocados por baixo da pele dum animal vivo e as lagartas parasitam-no. As lagartas das moscas alimentam-se de animais mortos ou de dejetos – são detritívoras. No entanto, nem todas as lagartas são prejudiciais – quer ao homem, quer aos ecossistemas. O bicho-da-seda, por exemplo, é a larva que constrói o seu casulo com seda. Muitas lagartas fazem parte da alimentação de vários povos.



Os isópodes terrestres são popularmente conhecidos como bichos-de-    -conta, porquinhos-de-santo-antão, tatuzinhos, tatus-bolas ou tatuzinhos-de-jardim. Vivem, em geral, em ambientes húmidos e abrigados da luz.
Os seus mecanismos de defesa consistem em: enrolar-se como uma bola, fugir, fingir-se de morto, prender-se intensamente ao solo e libertar secreções repelentes, quando atacados por aranhas, um de seus principais predadores.

Observação de animais ao microscópio

No laboratório da nossa escola observámos vários insetos ao microscópio.

Observar a aranha
A melga visto no microscópio
                        

Observar a borboleta

Ensino Experimental das Ciências - Observação de plantas ao microscópio

Fomos ao laboratório da nossa escola ver as plantas, que recolhemos, ao microscópio. 
Preenchemos uma ficha de trabalho e tentámos desenhar o que observámos.
Vejam alguns dos exemplos estudados!